domingo, 15 de janeiro de 2012

MANICURO...! Eles estão invadindo o mercado das unhas



 Odair José de Oliveira, 32 anos, casado, dois filhos, ganha a vida como manicuro.
A disputa das clientes por ele, ou melhor, pelo trabalho dele é atribuída simploriamente à novidade. "Acho que os homens levam vantagem na profissão porque é novidade e as pessoas querem experimentar o que é novo e diferente" resume.
A paixão surgiu por acaso. Há dez anos ele decidiu deixar o interior do Paraná para se dedicar à área de beleza. A idéia inicial era fazer cursos sobre várias profissões. Parou no primeiro.
Em apenas três meses foi convidado a trabalhar, mas o que era para ser apenas um estágio na área profissional tornou-se trabalho fixo. Determinado, ele procurou se especializar. "Faço unhas de porcelana, gel, unhas decoradas, também coloco as postiças, se a cliente quiser ir a uma festa, por exemplo".
 Para ele não existe diferença. Odair afirma que nunca sofreu preconceito por ser homem na profissão onde as mulheres imperam. "O preconceito está na cabeça das pessoas, se eu faço meu trabalho direito não preciso me preocupar". Mesmo assim, ele admite que um homem já se recusou a ter as mãos feitas por ele. A negativa foi encarada com naturalidade. "Acho que o homem já se sente intimidado quando vem a um salão cheio de mulheres, então acho perfeitamente normal que ele não queira fazer a mão com outro homem". Em compensação, Odair é disputado pela mulherada. Há poucos meses no novo trabalho, a agenda está praticamente lotada. Para ele, o segredo está no profissionalismo. "Tudo que a gente faz com vontade e seriedade dá certo". Mas afirma que tem uma pitadinha a mais de cuidado e por isso conquista as clientes com tanta rapidez.
Fonte: Redação Meia Fina
No Hugo Beauty Iguatemi você pode escolher entre fazer as unhas com uma manicure ou com o manicuro. Isso mesmo, o único homem a fazer o serviço de embelezamento de mãos e pés (pedicuro) é o Luiz Brizola, que iniciou sua trajetória no ramo da beleza há sete anos, como auxiliar de cabeleireiro no Hugo Beauty da Lajeado. 
 “Comecei no Hugo Beauty através do contato de um amigo que já trabalhava lá, o Ewan (Carvalho, hairstylist e maquiador no Hugo Beauty Lajeado). Ele me convidou para ser seu assistente e aceitei”, conta o profissional natural de Crissiumal/RS, que decidiu migrar do ramo hospitalar - no qual trabalhava na época -, para o da beleza.
 
 Entre um intervalo e outro, durante o período em que exerceu a função de auxiliar, era que Luiz costumava lixar, pintar e tirar a cutícula das unhas das colegas de trabalho e assim, acabou ganhando destaque. “Fiz um teste e fui convidado para trabalhar como manicuro na unidade Iguatemi, principalmente para atender o público masculino que ainda era pequeno na época”, lembra Luiz.
 
O jovem Reinaldo Maria de Oliveira, 25, dirige-se duas vezes por semana ao Centro Administrativo “Plácido Lorenzetti” para aprender a fazer unhas.
Reinaldo é o primeiro aluno homem de que se tem notícia matriculado no curso de manicure mantido pela prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo.
Em uma sala apenas de mulheres, o aluno até que tem se saído bem, segundo a monitora do curso, Rosa Maria Salles. “Ele é muito aplicado e interessado”, diz. Rosa é monitora do curso há quatro anos e nunca teve outro homem nas turmas.
Reinaldo — que já foi mecânico e recentemente trabalhava com montagem de estufas — há dois meses está desempregado.
Ele já havia feito o curso de informática da prefeitura e se interessou em fazer o de cabeleireiro — um curso que tem uma boa procura por homens.
“Vi que tinha o curso de manicure e achei que, se eu arrumar um emprego em um salão para cortar cabelo, é bom saber fazer unha também”, explica.

Fonte: UOL


Na Academia da Manicure você já encontra o curso.
As inscrições já estão abertas.
CURSO MANICURO - 2ª e 4ª feira das 19:00 às 22:00

Maiores Informações : 
(11) 3423- 9395 / 3412- 4742
www.academiadamanicure.com.br

3 comentários:

  1. Isso sim é novidade :)
    Parabéns para eles pela iniciativa...

    ResponderExcluir
  2. Quando eu faço a unha no salão eu faço com um manicuro. Ele é muito divertido, uma simpatia de pessoa.
    Não entrego minha unhas a mais ninguem!
    #Teadorofelipe
    Parabens a todos os manicuros do Brasil, pois eu sei o que eles enfrentam -> Um preconceito brabo e idiota!

    E que fique claro: Nem todo manicuro é gay, ok?!

    Obrigada pela visita ao meu blog e por me seguir.
    Já estou a seguir aqui tambem.

    Xerinhos!! =*
    http://osegredodasunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Depois de tanto tempo as mulheres penetrando no mercado masculino... Finalmente homens inovadores e corajosos resolveram dar os primeiros passos no mercado feminino...

    PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir